5 Regras Arrasadoras de Negociação que o Profissional Deve Conhecer


5 Regras Arrasadoras de Negociação que o Profissional Deve Conhecer

Estudos científicos de entidade renomada apontam que a maioria dos profissionais negociadores, perde por volta de 40% do valor da operação negociada, tendo em vista erros e falhas no processo de barganha. Seja por falta de informação, de cooperação ou confiança, tais discussões normalmente são limitadas. Em voga está apenas ao preço e as duas partes perdem a chance de agregar valor ao negócio. Para que na hora de uma negociação, você não corra esse risco, listamos alguns passos para você seguir, eles poderão lhe auxiliar a fazer uma negociação com bem melhor resultado.

Regra 1 - Planeja Sua Ação de Negociação
Procure não improvisar nas negociações, planeje antes. Você se engana pensando que domina tudo sobre o assunto e que tem a visão completa dos cenários, deixando a tarefa de planejar para depois por falta de tempo. Fique alerta porque o outro negociador pode ter muito mais preparo e experiência do que você sobre o assunto em tela.

Regra 2 -– Mantenha a Ética
Você tem diversas artimanhas que pode usar. Algumas delas são: informação, tempo e poder, a seu favor, na hora de negociar. Não pressione e nem espione, as duas são práticas condenáveis. Lembre-se que para uma negociação ter sucesso é necessário que ela seja feita com base na confiança mútua.

Regra 3 -– Faça sempre Perguntas
Faça sempre perguntas interessantes e relevantes. Fazendo boas perguntas você poderá descobrir pistas sobre as intenções da outra parte, sobre a negociação. Procure captar no ar as respostas e suas intenções. Tudo isso vai te auxiliar na construção de argumentos sobre o teu ponto de vista.

Regra 4 - Procure Ser Empático
Apure sua sensibilidade nesta hora e coloque-se no lugar do outro. Seja simpático na conversação. Alguns gestos podem te ajudar a transmitir confiança no que você está dizendo. Mas não exagere porque ai aparentaria nervosismo. Observe estes detalhes, assim o resultado pode ser melhor do que você imagina!

Regra 5 -– Faça Uma Avaliação Dos Resultados
O processo e o produto da negociação feita, são pontos a serem avaliados para novas ocasiões de negociação. Desta forma você pode identificar possíveis erros, ou fortalecer acertos, que você cometeu. Se for o caso, intensifique os acertos e corrija os erros.

negocio fechado

Todo grande executivo, normalmente, têm um grande poder de negociação. Eles conseguem o que querem apenas exercendo seu poder de convencimento. O fundador da Apple, Steve Jobs, por exemplo, era um exímio negociador. Não por menos alcançou tamanho sucesso no mundo dos negócios. A propósito do assunto sobre bons negócios, não deixe de visitar o site: http://www.sostrabalhoerenda.com.br Sucesso Sempre!