Como se organizar para trabalhar em casa


Atualmente, o trabalho em casa (não estamos nos referindo ao trabalho doméstico), tem sido uma das atividades mais comuns de serem vistas no dia a dia.  Esta nova forma de prestação serviços é chamada de Home Office, que significa escritório em casa.

Você pode prestar serviços autônomos diretamente de sua casa, propiciando assim redução de gastos com alimentação, transporte, tempo de locomoção, aluguel de sala e outros.

As empresas também estão aderindo a esta modernidade, o que traz muitos benefícios para os empresários e seus funcionários, como redução de gastos com energia elétrica, transporte e espaço físico.

Com a prestação de serviços home office, há a necessidade de serem estabelecidos critérios de organização, justamente para que a execução do trabalho tenha eficiência e perfeição.

Dicas de organização para trabalhar em casa

O grande problema inicial pode ser a separação do pensamento de que o lar passará a não ser mais o local só para descanso e estar com a família, mas também para a prestação de serviços.

8 Dicas de organização para o trabalho em Casa

  • O trabalho em casa exige disciplina;

é preciso que você estabeleça uma rotina de trabalho, ou seja, determine horários para início e fim da atividade.

  • É muito importante que você separe um espaço físico em sua casa para a prestação de serviços;

Disponibilize uma mesa, justamente para deixar todo o material necessário para a execução do trabalho.  A fixação de um local exclusivo para a prestação de serviços é essencial, tanto para você saber exatamente onde estão os itens de serviço e para a sua família, ter ciência que os materiais disponibilizados naquele local não podem ser mexidos e que no momento que ali você estiver, devem evitar perturbações.

  • Administração de tempo de execução das tarefas

Organizaçao trabalho em casa com filhos

Caso você tenha filhos, tente administrar o tempo para a execução do trabalho enquanto ainda estão em casa, pois haverá momentos que será necessário dar atenção a cria, seja para auxiliar na realização dos trabalhos escolares, alimentá-los ou até mesmo leva-los para a escola e quando eles estiverem no colégio, foque completamente na execução do serviço com presteza e qualidade.

  • É Hora da pausa

Estabeleça horários de pausa, pois pense que se estivesse na empresa, você teria horário para almoçar, assim como também pararia um pouco para tomar um cafezinho no corredor e trocaria ideias com os colegas de trabalho.  Em casa, não pode ser diferente, ou seja, você tem que estipular o seu horário de almoço e pequenas pausas entre a sua jornada de trabalho, mas nada superior a 5 minutos e nem muitas pausas.

  • Organização com as atividades doméstica;

 É preciso que sejam determinados os dias e horários necessários para a execução dos serviços domésticos, com lavar e passar as roupas, arrumar a casa, fazer a alimentação da família e outros.  Para facilitar, liste tudo que precisa ser feito e tente dividir as atividades domésticas com os membros da família.  Afinal de contas, apesar de você estar em casa, não quer dizer que não está trabalhando, por isso a necessidade de sua família tenha consciência disso.

  • Foque no que realmente é importante "Trabalho em Casa"

Durante a execução da prestação de serviços, esqueça as redes sociais, pois elas fazem com que perca tempo com distrações desnecessárias naquele momento.  No que tange aos aplicativos de mensagens, estes muitas das vezes são necessários para a facilitação na comunicação, pois propicia a redução de gastos com telefonemas e também se a pessoa não estiver disponível naquele instante, assim que vir a mensagem terá a possibilidade de responder imediatamente.

  •  Estabeleça prazos para execução da tarefa.

Determine prazos para início e fim da execução das atividades, pois desta forma, terá como mensurar se o seu trabalho está sendo realizado com rapidez

  • Cuide-se! Afinal você é um(a) profissional.

Quando for iniciar os trabalhos do dia, se arrume, ou seja, se cuide, pois não é porque você trabalha dentro de casa, que deverá estar de pijama o dia inteiro.  Você tem que acostumar o seu cérebro que o seu lar é também o seu lugar de atuação profissional. Não fique horas sentada prestando seus serviços, pois isso pode trazer complicações para a sua saúde.  Antes de sentar, faça alongamento.  Além disso, disponibilize uma cadeira confortável.  Se o seu trabalho for de frente para um computador, utilize um teclado ergométrico e equipamento para apoio dos pés e uma tela que não prejudique as suas vistas.

Estas são algumas das diversas dicas que muitas pessoas utilizam para a prestação de serviços com qualidade e perfeição. Seja mais uma das milhares de pessoas que trabalham no conforto do lar!

Está em busca de uma oportunidade para trabalhar em casa? Temos uma para você! Para saber mais clique aqui